Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Interno Feminino

Divagações e reflexões do mundo no feminino. Não recomendado a menores de idade ou a pessoas susceptíveis.

Traição... a quanto obrigas!

Avatar do autor TNT, 06.01.09

Fui ver o Mulheres!, um filme onde só entram mulheres, à excepção de um bebé do sexo masculino mesmo no fim. É feito maioritariamente por mulheres, interpretado apenas por mulheres e tenho a certeza que todas as que estavam a assistir se identificaram com uma ou outra situação, se não com todas.

O tema central do filme é uma situação que aparentemente acontece na vida de toda a gente, principalmente na das mulheres: a traição.

E, pelos vistos, a traição é transversal. Não olha a idades, a níveis sociais ou culturais. Deve ser dos factores mais democráticos da vida e acontece a todos. Porém, existem diversas formas de lidar com ela, o que também é altamente anárquico. Não existem regras nem guias, não existem fórmulas correctas.

Há quem prefira enfiar a cabeça na areia, esperar que passe, e fingir que nunca aconteceu. Há quem faça uma escandaleira e ache que o mundo acabou logo ali. Há quem recuse liminarmente que isso acontece, mesmo quando exposto/a a todas as provas e evidências. Há quem, numa de vingança, se enrole com alguém, só para sentir as contas saldadas. Há de tudo. Mas o que é comum a todas as situações é o sofrimento que isso causa e a inevitável transformação para o resto da vida. Uma vez que se trai ou se é traído, a vida muda. Funciona ali um bocado como a puberdade, a entrada na faculdade, o nascimento de um rebento. Nunca mais nada é igual.

Há que aprender a lidar com este factor que, mais tarde ou mais cedo, nos bate à porta. Penso que o segredo para ultrapassar a coisa deve residir em não nos esquecermos de quem somos e não vivermos em função da outra pessoa. Amarmo-nos mais a nós do que ao outro. Porque, seja qual for a nossa postura e reacção ao choque, temos de nos pôr sempre em primeiro lugar.

Para quem começou cedo a trair ou a ser traído, dificilmente haverá remédio ou panaceia que valha. Para quem achar que ainda não se estreou nestas lides, prepare-se. Não é fácil. E não é por vermos os outros passarem pela experiência que aprendemos a lidar melhor com as coisas. Cada pessoa sofre à sua maneira e a nossa própria dor é sempre diferente e, quase sempre, maior.
 

TNT

9 comentários

  • Imagem de perfil

    TNT 07.01.2009

    Oh diabo! Com esta agora é que me lixaram!
    Mas de quem falas tu afinal que eu não percebi nada? Quem é esse traste?
    É que isso assim é muito vago... tens de ser mais específica!
    Agora a sério... deves estar a confundir-me com alguém. Que dê por isso, estou solteiríssima e boa rapariga. E que me lembre não "roubei" ninguém, pelo menos, nos últimos 12 anos.

    PS - Não sou quarentona, sou apenas quarentinha. Feitos há três meses. O que não invalida que não seja batida. Sou, sim senhora, e pretendo continuar!
  • Sem imagem de perfil

    O_Alminhas 08.01.2009

    Bem, esta é uma novela que gostaria de seguir!!! Quando é que passa o próximo episódio?
  • Imagem de perfil

    TNT 08.01.2009

    Pois... eu também fiquei curiosa.
    Mas acho que "a outra" se enganou no canal...
  • Sem imagem de perfil

    O_Alminhas 08.01.2009

    Hmmm, negação... o enredo adensa-se...
  • Imagem de perfil

    TNT 08.01.2009

    Oh Alminhas, já és nosso freguês há tempo suficiente para saber que se houvesse mesmo caldeirada, eu não me punha com estas conversas de denial!
    É que não estou mesmo a ver o que possa ser! Até mostrei isto a amigas para ver se elas identificavam alguém, mas realmente ninguém conseguiu lá chegar.
    Já me foram atribuídas tantas identidades que eu suponho que só possa ser mais um desses casos...
    Como não tenho nenhuma foto na net em lado nenhum, as pessoas podem fantasiar o que lhes apetecer! Esta decidiu achar que o namorado/marido/whatever a traiu comigo, que agora estamos juntos e que ele me irá trair. Até percebo que ela esteja chateada, mas não é comigo com certeza!
  • Sem imagem de perfil

    O_Alminhas 09.01.2009

    Então, e que significado tem o emoticon que utilizaste, duas mensagens tuas acima? Estavas nervosa? É sarcasmo? Ou é mais um par de bandarilhas na desgraçada? Mistério...
  • Imagem de perfil

    TNT 09.01.2009

    Bandarilhas mesmo!
    E só não gozei mais, porque a minha sócia (Tsetse), que é uma menina sensata, me desaconselhou!
  • Sem imagem de perfil

    O_Alminhas 09.01.2009

    Falta-lhe o teu killer instinct!
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.