Os novos chatos
tsetse, 24.12.06
Ao longo da vida, conhecemos muitas pessoas interessantes, que tinham tiradas com muito graça, que nos faziam sorrir com o comentário certo na altura certa, que nos faziam ter vontade de passar horas à conversa, etc. Hoje em dia, algumas delas não têm graça nenhuma.
Aqui vai a lista das possíveis causas de tal mudança:
1. Quando conhecemos melhor a pessoa e descobrimos defeitos imperdoáveis (como, por exemplo, oportunismo, falta de princípios, etc...) e só nos queremos é ver longe delas!
2. Quando a pessoa muda de comportamento, por ter arranjado um namorado ou emprego novo (e, de repente, começa a levar a vida muito a sério ou ganha um narizito empinado novo).
3. Quando a pessoa se deixa influenciar por outras, com gostos e hábitos menos apelativos (e começa a ficar chata ou irritante).
4. Quando o outro passa uma fase negativa e parece não querer sair dela (e se torna destrutivo ou simplesmente desinteressante).
Mas porque é que as pessoas não têm fibra suficiente para manter as coisas boas que há em si? Porque é que se deixam apagar ou azedar? Será que se acomodam à chatice e pensam que a vida é mesmo isso, envelhecer na mediocridade?
Seja qual for a resposta, tenho pena. De positivo, só posso dizer: a graça deles pode estar em parte incerta, mas as boas lembranças ficam. O que já não é mau.
Tsetse