Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Interno Feminino

Divagações e reflexões do mundo no feminino. Não recomendado a menores de idade ou a pessoas susceptíveis.

Igualdade entre sexos é feminismo?

Avatar do autor tsetse, 19.12.06

É engraçado como, quando defendo direitos iguais para homens e mulheres, sou muitas vezes chamada de feminista: Escrevi aqui um post sobre como as mulheres são, no fundo, tão eficientes como os homens e fui chamada de feminista; Se eu digo que os homens devem passar tanto tempo em tarefas domésticas como a mulher, sou chamada de feminista; etc...

A verdade é que há certas questões que estão de tal forma estabelecidas, que as pessoas tendem a não pensar na sua injustiça. Principalmente quando estas lhes são favoráveis e dão jeito. Foi assim ao longo da nossa história e, pelos vistos, continua a ser.

Imaginemos o seguinte cenário: Vocês estão em plena África do Sul, em 1960. Ouvem um branco dizer a um preto, prestes a ter um ataque cardíaco, que não pode entrar na ambulância onde ele se encontra, porque a cor da sua pele é diferente. Manda-o para outra, velha e sem equipamento médico apropriado. Achariam que o preto estaria a ser racista, se pedisse para ser tratado de forma igual? Se pedisse para entrar? Claro que não!

Segundo cenário: Imaginem um qualquer faraó do antigo Egipto, habituado a ter mão de obra gratuita (escravos). Acham justo ele escravizar outros seres humanos, só porque era costume e dava jeito? Espero que não!

Então, porque é que ainda hoje temos:
- homens que acham que mulheres que trabalhem tantas horas como eles, têm a obrigação de chegar a casa e limpar a casa de ambos;
- homens que esperam que as mulheres saiam mais cedo do trabalho para ir buscar os filhos, enquanto eles aproveitam para adiantar trabalho ou para ir beber uma cerveja com o amigo;
- homens que acham que o seu género é mais inteligente ou mais eficiente (e que uma mulher que tenha a ousadia de pensar que é igual, só pode ser feminista);
- clubes exclusivos para homens (quando um clube só para brancos seria impensável nos dias de hoje);

Por muito que vos custe perder certas regalias, a verdade é que as únicas diferenças entre os dois sexos são físicas (tal como entre brancos e pretos) e sócio-culturais (tal como entre escravos e homens livres). E, se a maioria das pessoas sensatas está contra a escravatura e defende (tal como eu) que brancos e pretos têm as mesmas capacidades e direitos, está na altura de perceberem que o mesmo se passa entre homens e mulheres!
Sim, dá muito jeito ter uma mulher que faça tudo lá por casa e manter essa postura de superioridade. Eu própria, de vez em quando, gostaria de ter uns escravos lá por casa. Mas tenho o bom senso de perceber que não seria justo.

Meus amigos, a verdade nua e crua é:
Quando temos as mesmas oportunidades, gostos e educação, somos iguais! Homens, mulheres, brancos, índios ou pretos!

Tsetse

3 comentários

  • Imagem de perfil

    tsetse 19.12.2006

    Serias igualmente considerado cobarde, se batesses num homem mais fraco do que tu. Principalmente se fosse apenas para impor a tua opinião ou posição.

    Em relação a não haver muitas mulheres nas obras, é por duas razões:
    - a maioria das mulheres tem menos resistência física
    - e por uma questão cultural (quem contrata são homens e sabe que os outros homens, que por lá andam, não gostam muito de ter mulheres como colegas)
  • Sem imagem de perfil

    nfj 19.12.2006

    Existem diferenças!!! Porque é que discutimos a igualdade???
    Porque é que os Homens (notem a maiúscula) têm que se bater, independentemente de serem fortes ou fracos?
  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.