TNT @ 12:38

Seg, 13/04/09

Esta coisa de lidar com as emoções não é para todos. Há pessoas que não têm a ‘cultura dos afectos’ como eu lhe chamo.

Não identificam o que sentem e muito menos conseguem exprimir o que se passa. Ora esta conversa surge, porque amiúde me dizem que os homens não conseguem falar de sentimentos e afins. E não tem que ver com a ausência de sentimentos. Apenas com o facto de não saber lidar com eles. E a coisa não é exclusiva dos homens. Há muitas mulheres que se debatem com a questão de perder o controlo por causa das emoções.

Uma pessoa que não lida bem com estas coisas deve procurar alguém que saiba. Assim, a situação fica mais equilibrada, desde que haja honestidade à partida. Deve pôr-se as cartas na mesa para que a outra pessoa – a Emotiva – esteja alerta para a Rocha que tem ali ao lado. Porque as Emotivas, para além de sentir como as Rochas, fazem questão de o mostrar permanentemente. Dão as mãos, dão beijinhos, dizem que amam, dizem que não podem viver sem, aparecem com flores, preparam o pequeno-almoço, em suma, são umas queridas. As Rochas adoram ser mimadas, mas raramente sabem retribuir convenientemente, na opinião das Emotivas. As Rochas tendem a perceber os seus disparates um pouco mais tarde que as Emotivas. Quando se apercebem, compram um presente ou arranjam um jantar especial. É a forma de pedirem desculpas.

Duas Rochas juntas... é complicado! Arranjam uma casa enorme, um duplex, uma moradia. Impessoal. Cheia de coisas boas, mas que não são devidamente apreciadas. Não raramente, acabam por arranjar umas crias para dar alma às construções. E as crias crescem sem alma. Excelentes alunas, mas sem alma.

Duas Emotivas... salve-se quem puder! Passam dos beijinhos à berraria num ápice. Têm um lar e falta-lhes tudo o resto. O desconforto criado por tanta emoção é muitas vezes insuportável. Também têm crias para continuarem a dar afectos desmedidos. E as crias acabam por ser um poço de emoções. Falta-lhe eficácia. São almas sem corpo.

Uma Rocha com uma Emotiva é a conjugação perfeita. Não se anda sempre aos beijinhos e lamúrias. Constroem-se coisas. Uma arranja a casa e a outra arranja o lar. Uma arranja os problemas, a outra arranja as soluções. Filhos? Não precisam! Têm porque decidiram ter. Não para colmatar as falhas da relação.

É o equilíbrio que todos deveríamos ter, mas nem todos admitem as suas limitações.
A admissão das próprias falhas é o princípio de uma grande relação. Apontar as falhas dos outros é o princípio do fim...
 

TNT



sanxeri @ 13:01

Seg, 13/04/09

 

Tens toda a razão. As relaçoes precisam de ser equilibradas e uma Rocha com uma Emotiva é a conjugação perfeita.


TNT @ 15:43

Seg, 13/04/09

 

De outra forma é uma confusão e ninguém se entende!

pepita chocolate @ 13:21

Seg, 13/04/09

 

Gostei desta classificação. Gostei do texto. sem dúvida dois iguais raramente darão bons frutos. podem até entender-se mas não na sua essência.
Dois diferentes, cujas composições se coadunam, o funcionamento é supremo e tudo se supera!.

;)


TNT @ 15:44

Seg, 13/04/09

 

Também me parece.
Mesmo que os papéis se troquem, de vez em quando, é preciso haver sempre um equilíbrio.

Anónimo @ 13:43

Seg, 13/04/09

 

Está excelente. Adorei o texto! Muito mas mesmo muito bem escrito! Concordo na plenitude.

Esta parte está qualquer coisa !!!!

" Constroem-se coisas. Uma arranja a casa e a outra arranja o lar. Uma arranja os problemas, a outra arranja as soluções. Filhos? Não precisam! Têm porque decidiram ter. Não para colmatar as falhas da relação. "

Continuem.



TNT @ 15:45

Seg, 13/04/09

 

Obrigada!


antiego @ 14:36

Seg, 13/04/09

 

Sim senhora, de volta aos grandes Posts. Gostei de ler.


TNT @ 15:45

Seg, 13/04/09

 

Deu-me para isto!


PrincesaVirtual @ 14:52

Seg, 13/04/09

 

Não podia estar mais de acordo com este post :)


TNT @ 15:46

Seg, 13/04/09

 

Está tudo de acordo. O mais difícil é concretizar a coisa... é que nem sempre se consegue!

PA @ 14:56

Seg, 13/04/09

 

Cá por casa somos o mix de que falas.
Mas nenhum de nós tem sempre o mesmo papel. Vamos invertendo posições consoante as situações. Quanto às crias, sabemos que não precisamos. Mas quando não podemos ter uma coisa, desejamo-la ainda mais... É o nosso calcanhar de Aquiles. Todos os casais têm um... Também, não podia ser tudo perfeito ;)


TNT @ 15:46

Seg, 13/04/09

 

Se fosse tudo perfeito era uma enorme chatice!

Anónimo @ 17:18

Seg, 13/04/09

 

Adorei este artigo. é que embora não sendo rocha, atrio muitas e depois acabo por me portar como as rochas.


TNT @ 14:49

Ter, 14/04/09

 

Acho que acabamos todos por ter momentos dum e doutro lado da barricada.

Andy @ 12:12

Ter, 14/04/09

 

Inspirada num dos anteriores post's: eu rocha me confesso!
Mas por sorte revejo-me na situação de ter um namorado incrível que me mostra todos os dias como ser um pouco mais emotiva. Excelente tema!


TNT @ 14:48

Ter, 14/04/09

 

Andas a cultivar os teus afectos... a fase seguinte é a de saber lidar com eles.

Carla @ 13:57

Ter, 14/04/09

 

Rocha...sou definitivamente a ROCHA lá de casa. O engraçado é que em conversas com o "sensivelzinho", já usei esse termo em relação a mim própria. Mas as rochas também sentem...

Outro grande post . Parabéns!


TNT @ 14:47

Ter, 14/04/09

 

Claro que sentem!
O facto de não conseguirem exprimir ou de não saberem lidar com a coisa ou ainda de não conseguirem identificar as emoções, não invalida que sintam. Sentem tão profundamente quanto as emotivas...

Carla @ 22:03

Sex, 17/04/09

 

Não identifico o termo "rocha" com não saber lidar com as emoções. Identifico geralmente bem as minhas, reconheço até onde devo ir, como as devo gerir e felizmente, até hoje, ainda não tive assim grandes problemas a esse nível. O que não faço é venda, usufruto ou chantagem com os meus próprios sentimentos.
Hoje aqui a rocha teve uma péssima notícia e está a tentar gerir o carcinoma da mama de uma grande amiga. Acho que é sempre possível perspectivarmos as emoções, arrumá-las e colocá-las na sua posição real. Neste caso, por exemplo, as minhas emoções, por maiores que sejam, são muito pequeninas em comparação com as dela. Identifico o termo ROCHA com aquelas pessoas que sabem que o seu direito a serem sentimentais acaba exactamente onde começa o dos outros.


TNT @ 15:01

Sab, 18/04/09

 

O melhor que a tua amiga pode ter neste momento é uma "rocha" que trate de tudo, que resolva as coisas más. E acredita que quem tem a merda do cancro sofre menos do que as pessoas à volta. Ajuda a tua amiga em tudo o que puderes e depois, quando tudo estiver resolvido, tens de dar algum tempo para ti. As rochas têm tendência a ir abaixo depois de resolverem catástrofes.
Podes não ligar nenhuma, mas acredita que sei do que falo.
Boa sorte para a tua amiga!

quasimodo virtual @ 14:50

Ter, 14/04/09

 

resta saber se o sensivelzinho não arranja uma sensivelzinha por fora (com sotaque brasileiro). o que vale é que existe sempre o interno feminino para maldizer as criaturas como conforto.

Carla @ 22:06

Sex, 17/04/09

 

Talvez. Mas hoje não estou nada ralada com isso...

AnónimA @ 22:09

Ter, 14/04/09

 

Bem eu cá sou a emotiva. Mas há alturas em que não me reconheço e viro rocha, geralmente,é quando estou mal disposta :)
Pressuponho que o tipo de rocha que falas é aquela que sente, mas que não o diz e ou demonstra correcto?
A minha outra metade e eu vamos revertendo, mas regra geral somos quase sempre emotivos. Hoje sou a emotiva, amanhã também. Mas há dias que fico rocha, e ele acaba por ficar o emotivo... de tal forma, que eu até fico com alguma pena da má que sou :)
Os homens também tendem a ser mais rochas, até porque já vem de uma educação e mesmo cultura enraizada de não mostrar os sentimentos.
Mais um post 'daqueles'. Parabéns:)


TNT @ 15:02

Sab, 18/04/09

 

Desde que a coisa se equilibre...

Pesquisar
 
comentários recentes
meu caso é meio parecido,mas so houve beijo,mas ai...
Quando as variáveis filhos e questões financeiras ...
Boa Tarde,Depois de muito pesquisar na net sobre a...
Viva, gostei do tema e tem razão, as Portuguesas s...
Sim, eu sei. Mas o que dói nao é tanto o que se pa...
Ele não contou porque achou que, se a Anónima não ...
Posts mais comentados
Arquivos
2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D