Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Interno Feminino

Divagações e reflexões do mundo no feminino. Não recomendado a menores de idade ou a pessoas susceptíveis.

Embirrações e a falta de objectividade

Avatar do autor tsetse, 26.09.07

Como já abrimos o cantinho do inimigo e este não tem trazido grandes revelações (já todos sabemos que uma mulher submissa dá jeito a alguns homens e que há muitos casmurros que não querem ter o trabalho de compreender as mulheres), vou dar uma ajudinha e falar num defeito que se encontra mais nas mulheres do que nos homens: as embirrações seguidas de vitimização.

Já conheci muitas mulheres (e alguns homens, principalmente os mais femininos) que, quando são contrariadas ou não são apoiadas, decidem embirrar com a outra pessoa e, a partir daí, começar a chamar a atenção de todos os erros e falhas da outra.

O problema está no facto de muitas vezes essa embirração tomar uma dimensão tal, que a acusadora perde a objectividade e passa a prejudicar-se mais a si do que ao objecto da sua birra.

Por exemplo, imaginem que vão a casa de uma amiga e ela vos diz:
"Olha a prenda que a palerma deu à minha filha? Um pijama! Se fosse para outra pessoa, dava um fatinho todo giro. Deve achar que para mim qualquer coisa serve." Na realidade, a nossa amiga embirrou com a tal palerma e quer uma oportunidade para dizer mal. Mas o resultado pode ser diferente do planeado. Eu, por exemplo, simpatizaria com a outra e acharia a minha amiga uma mal agradecida.

Outro exemplo: imaginem que vão a uma festa de anos e a aniversariante diz: "Já viste? O meu ex teve a lata de aceitar o meu convite. Ainda teve o descaramento de perguntar como eu estou, como se o que ele já fez não fosse o suficiente". Na realidade, a nossa amiga convidou o rapaz já com vontade de embirrar. Se ele não fosse, seria criticado na mesma. Resultado: alguns de nós ficarão a achar que a amiga é uma chata e uma mal educada, por dizer mal de alguém que teve a simpatia de ir à festa.

Histórias como estas, já vi muitas e raramente são favoráveis à interlocutora. Por isso, acalmem-se. Por não gostarem de uma pessoa, não têm que criticar tudo o que ela faz. E, de preferência, evitem a pessoa em questão.

Tsetse

16 comentários

Comentar post