tsetse @ 13:32

Ter, 13/03/07

Domingo, depois de ver os Gato Fedorento na RTP1, passei pela TVI e deparei com um novo programa. Decidi ver uns minutos, para perceber o que era. Trata-se de um concurso onde os concorrentes chegam aos pares, constituídos por uma mulher bonita e um homem inteligente. Assim, à primeira vista, pensei logo: então porque é que não arranjam logo uma mulher bonita e inteligente, poupavam logo uns cobres. Mas ainda não tinha percebido a verdadeira essência do programa. A parte que eu vi consistia num jogo onde se mostrava uma fotografia de alguém famoso e a menina (supostamente linda e burra, porque pelos vistos é isto que eles acham que o povo espera de uma mulher bonita) tinha que adivinhar quem era. Se não adivinhasse à primeira, o apresentador, todo simpático, dava mais umas dicas, para ajudar. Do que eu consegui ver:

Fotografia 1: Agustina Bessa-Luís
Ela: Não sei. (normal, pensei eu, pode não conhecer a cara da senhora)
Apresentador: É uma poetisa portuguesa e o nome começa por Agustina.
Ela: Não sei. (pois, que há tanta poetisa portuguesa que se chama Agustina, que é difícil... or not...)
Apresentador: O segundo nome é um nome de um estádio
Ela: Agustina Benfica? (ah, espera lá, isto de nem saber o nome da Catedral do glorioso já é exagero!)
Apresentador: Agustina Bessa-Luuuuu....
Ela: Agustina Bessa-Luz? (bem, pelo menos redimiu-se quanto ao nome da Catedral)

Fotografia 2: Fidel Castro com a farda de sempre
Ela: Não sei.
Apresentador: Primeiro nome é Fidel e é presidente de Cuba.
Ela: Não sei. (pois, que isto de presidentes em Cuba é aos molhos, por isso é muito difícil)

Conclusão: Escolheram as concorrentes a dedo, para fazer rir o povinho.

Mas, na minha opinião, este tipo de programas só servem para denegrir mais a imagem da mulher e das pessoas que têm algum cuidado com a sua imagem. Será que um dia destes, para parecermos competentes, teremos que nos fantasiar de feios e desarranjados?

Tsetse



cigana @ 14:22

Ter, 13/03/07

 

Se fores feia e mal arranjada, também ninguém te vai dar logo um bom emprego só pelo teu currículo, nem és convidada para concursos na TV.
Se fores bonita e inteligente, és classificada como cabeça oca até prova em contrário, mas conseguirás com mais facilidade um bom emprego e até vais à TV. Pelo menos até descobrirem que és inteligente!


tsetse @ 14:44

Ter, 13/03/07

 

Bem, deve depender da área... Se estás a falar de pessoas que atendem ao balcão ou que trabalham num departamento comercial, até posso concordar. Agora, para fazer investigação numa universidade, gerir uma empresa (ou até um departamento), a beleza não ajuda.

Por causa de programas como este, as pessoas partem logo do princípio que ela vai ser burra e fútil.

minha brisa @ 15:27

Ter, 13/03/07

 

Não querendo discriminar ninguém e nem julgar ninguém, mas por aquilo que me apercebi de algumas concorrentes a futilidade faz mesmo parte do dia a dia delas.
Além disso, uma das concorrentes já é bem conhecida pelos portugueses e que se sempre mostrou bastante fútil e capaz de tudo para aparecer na TV, até de fazer de conta que é burra...


tsetse @ 16:00

Ter, 13/03/07

 

Eu não vi o programa todo, nem reconheci nenhuma das concorrentes.

Mas, essa ideia de elas estarem a "fazer de conta que eram burras", também me passou pela cabeça. É que era mau demais para ser verdade...

Coisas @ 16:01

Ter, 13/03/07

 

Também eu fiquei atónita perante tanta estultícia... Pensei pelo menos quinhentas vezes, de "mim para que mim": como é possível que tenha passado pela cabeça de alguém produzir um programa com este objectivo? Será mesmo possível que aquilo que se espera daquelas senhoras é que sejam burras? Ou serão mesmo burras? Ou a ideia é passar um atestado de burríce aos espectadores?
Enfim, tive um ataque de raiva diante da televisão. A seguir, mudei de canal!

E já que aqui estou aproveito para dizer que o "Coisas" nasceu ontem. Se puderes passa por http://coisasquesepensam.blogspot.com/
Uma coisa para ti!

cindamoledo @ 16:21

Ter, 13/03/07

 

Pois é, eu só vi um pouco o programa, mas a minha opinião é que elas estavam nitidamente a fingir, é impossível as jovens portuguesas (algumas) não terem o minímo de cultura, Agustina, Fidel, não me venham dizer que não conhecem, sejam as meninas feias ou bonitas.Gostei do seu texto


Cláudia Oliveira @ 18:18

Ter, 13/03/07

 

Achei um atentado à inteligencia das mulheres. Uma vergonha.
Se tivessem colocado fotos do figo, Vitor Baia, Simão, Catarina Furtado, Cinha Jardim, saberiam com certeza.
Dou graças a deus por não ser assim. Amen.

pinkie133 @ 20:40

Ter, 13/03/07

 

eu também não vi o programa, mas li nas revistas côr-de-rosa que quase todas são "barmaid" há excessão de duas, por isso homens de portugal, se querem mulheres bonitas vão aos bares e discotecas, pois por detrás dos balcões há sempre uma cara laroca, agora de querem uma mulher inteligente, têm que ir há universidade de coimbra ou de guimarães buscá-las, pois os moçoilos do programa são todos mestrados...deve haver moçoilas inteligentes por lá, não?

garibaldov @ 22:05

Ter, 13/03/07

 

Como qualquer programa da tvi, esse apenas serve para testar a vontade dos espectadores em permitir a degradação das suas próprias sinapses.
Mas faço-te uma pergunta e um desafio numa só frase:
-Tu,como mulher, consegues imaginar-te incrivelmente feia e degradada fisicamente(coisa que deduzo que não sejas nada), mas mais desenvolvida na mente?Consegues preferir essa realidade na tua vida?E não escolhas a reposta "já sou inteligente QB", pois essa é facil demais.

Apenas quero lançar a hipótese que a humilhação de alguém, muitas vezes é resultado de um trabalho de equipa para o qual contribui o humilhado, por permitir que explorem os seus desejos menos ortodoxos ou compreensíveis...


tsetse @ 23:00

Ter, 13/03/07

 

Não concordo que a beleza e a inteligência sejam incompatíveis. Podem conviver amigavelmente no mesmo espaço.

Mas, colocando-me no seu cenário: se eu estivesse muito degradada fisicamente e fosse ainda mais inteligente, teria o discernimento para me transformar numa bomba! Ou pensa que a inteligência só serve para a divisão dos átomos?

garibaldov @ 04:32

Qua, 14/03/07

 

eu não disse que eram incompatíveis.apenas isolei os dois parâmetros para compará-los e consegui uma resposta esclarecedora...tu, apesar de poderes ser muito inteligente e dares imporância a isso, não conseguiste resistir a imaginar uma solução para esse cenário hipotético de degradação estética.esse fantasma existe no íntimo de qualquer mulher e algumas deixam-se ser usadas por ele...

AlfmaniaK @ 22:56

Ter, 13/03/07

 

Pite Hein tem razão "A ideia é que elas são bonitas. E eles são inteligentes. E o contrário não é verdade." (in Diário de Notícias).
Mas o meu parecer é que pela mesma perspectiva de método de colocar a questão também se pode dizer que "a ideia é que há miúdas menos bonitas e gajos menos inteligentes", até aqui tudo bem... claro! Frases incompletas são sempre verdadeiras, porém falaciosas... O que eu quero, único e exclusivamente, salientar é que os gajos da casa podem ser inteligentes, mas o factor a ser estereotipado é o seu carácter de frustração.
Sejamos honestos, qualquer individuo(a) com um palmo testa, bem formado(a), culto(a) e bem sucedido(a) na sua área de formação, não se presta a este tipo de exibicionismo. Muito menos por uns trocos (friso o "bem sucedido") como 100 mil euros....
A mim, apenos felicito-me por ter a oportunidade de poder assistir. Gosto de rir. E o programa promete.

P.S.: Eu sei como evitar generalizações fúteis. Nem todas são "Boas", nem todos são "Inteligentes"... e viva a ignorância :)

não posso dizer o nome @ 23:42

Ter, 13/03/07

 

gostei da forma distraída e casual com que cruzavam as pernas e a coincidência de virem todas de minissaia diferente. via-se que não era ensaiado...mas gostei mesmo, sem ironias!!!!

não posso dizer o nome @ 00:00

Qua, 14/03/07

 

é só um programa inofensivo de tv . o "ai os homens" serviu para lançar o kapinha , por exemplo, e este programa também poderá lançar alguma das barmaids realizadíssimas profissionalmente, que concorreram só por brincadeira...


tsetse @ 00:14

Qua, 14/03/07

 

Mas não deixa de ser estranho que todas as mulheres bonitas escolhidas não tenham o mínimo de cultura... É degradante e tendencioso.

C @ 00:37

Qua, 14/03/07

 

"Mas não deixa de ser estranho que todas as mulheres bonitas escolhidas não tenham o mínimo de cultura... É degradante e tendencioso."

Talvez, mas é de certeza a realidade das coisas...

Estou curioso se este tipo de comentários também seriam feitos se o programa fosse tipo ai os homens e a situação análoga.

Desconfio que seriam bem diferentes.


tsetse @ 00:51

Qua, 14/03/07

 

Caro C, mas por onde tem andado? Não é "a realidade das coisas"... Há muitas mulheres bonitas e cultas.

E, se fizessem um programa em que todos os homens bem parecidos fossem irremediavelmente incultos e os mal parecidos fossem cultos, eu acharia igualmente tendencioso.

AlfmaniaK @ 01:10

Qua, 14/03/07

 

Prontos... agora é que isto está a cair no ridículo! Mas por ventura há aqui alguém que se identique com os "personagens" do pseudo-concurso?
É só mais um programa de género. O que há a reter antes de tudo, é que os propósitos de um canal de televisão (em particular da TVI) são todos menos ser sócio-educativos... Uma coisa é criticar, discutir o programa e o seu conteúdo, outra é extrair para a sociedade no geral o que se vê. Não há repercussões sociais com este programa, é só mais um Bigbrother!

O Fiel ou Infiel é um exemplo deste género de TV, e no entanto ninguém vem cá dizer que uns são mais fáceis ou cornudos que outros.

...pessoalmente gosto de trash-TV, é como ir ao WC com uma revista cor-de-rosa... ajuda a merda fluir. Por outro lado, se gostamos de sentido crítico, acima de tudo, construtivo, então, temos blogs como este ;)


tsetse @ 01:40

Qua, 14/03/07

 

Tem razão AlfmaniaK... mas pelos vistos há mesmo pessoas que acham que este padrão "é de certeza a realidade das coisas"...

Eu sei que não é e até desconfio que aquelas mulheres estão a representar... É impossível haver tantas pessoas tão incultas.


C @ 10:30

Qua, 14/03/07

 

"Caro C, mas por onde tem andado? Não é "a realidade das coisas"... Há muitas mulheres bonitas e cultas."

mea culpa, expliquei-me mal.

Quando disse que é a realidade das coisas quis dizer que pode gostar ou não gostar de esses terem sido os critérios mas que está fora do seu alcance modificá-los.

Pessoalmente nunca vi nenhuma correlação indubitável entre beleza física e inteligência. Dois conceitos ainda por cima bem ambíguos e subjectivos.

"E, se fizessem um programa em que todos os homens bem parecidos fossem irremediavelmente incultos e os mal parecidos fossem cultos, eu acharia igualmente tendencioso."

Então devia abominar o ai os homens.


tsetse @ 11:59

Qua, 14/03/07

 

Agora que fala nisso, acho que nunca vi o "ai os homens".... e faço questão de não voltar a ver este programa. Fico muito irritada e faz-me rugas...

Diana @ 19:34

Qua, 23/01/08

 

ola! passei por aki e nao resisti em comentar, sim e verdade k a pessoas completamente burras , o k m entristece muito , pois e algo do senso comum.
respondendo a sua pergunta , eu sinceramente pode ser um estereotipo mas nao deixa de ser de certa forma falso. a mulheres bunitas e inteligentes , isso e verdade , tanto como a homens giros e menos giros e cultos oou menos cultos , tudo depede da sua personalidade.
e neste programa, sim admito ,,belas e burras ohmeu deus! k burras!

Pesquisar
 
comentários recentes
meu caso é meio parecido,mas so houve beijo,mas ai...
Quando as variáveis filhos e questões financeiras ...
Boa Tarde,Depois de muito pesquisar na net sobre a...
Viva, gostei do tema e tem razão, as Portuguesas s...
Sim, eu sei. Mas o que dói nao é tanto o que se pa...
Ele não contou porque achou que, se a Anónima não ...
Posts mais comentados
Arquivos
2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D