tsetse @ 11:50

Qua, 25/10/06

Uma das nossas leitoras, de nacionalidade brasileira, deixou um comentário neste blog, onde nos colocava um desafio: dar a nossa opinião sobre as mulheres da mesma nacionalidade e explicar o preconceito e a visão estereotipada que existe em relação a elas.

Antes de mais nada, gostava de contar uma história:
Há alguns anos fui a França, num intercâmbio universitário, e fui presenteada com o seguinte comentário de um estudante local: "As portuguesas são todas empregadas domésticas, com rabo gordo". Todos sabemos que, lá porque as portuguesas que ele conheceu terem essa profissão e essa característica física, não quer dizer que se possa generalizar.

O mesmo se passa com as brasileiras. Não é por haver cá várias doidivanas e interesseiras dessa nacionalidade, que se possa concluir que todas o sejam. Eu, pessoalmente, trabalhei com dois brasileiros e não gostei da experiência. Conheço mais pessoas que também trabalharam e que tiveram experiências semelhantes à minha: que eles não olhavam a meios para conseguir o que queriam, que eram mentirosos, que tentavam ficar com a autoria dos trabalhos dos outros, que subiam deitados, etc. Mas não é por isso que vou acreditar que todos sejam assim. Só posso concluir que grande parte dos que vêm para cá trabalhar são assim. Como grande parte das portuguesas que foram para França na década de 80 trabalhavam como empregadas domésticas.

Na realidade, todas as generalizações são injustas. Mas, na verdade, todos somos tentados a cair nelas. E, quanto menos conhecermos do assunto, mais probabilidade temos de cair. Por isso, cara leitora, não desista! Venha cá e mostre-se! Espere até a conhecerem melhor. E, se puder, escolha as companhias... Opte pelas mentes abertas.

Tsetse


Clarissa Aragão-Brasileira @ 23:33

Qua, 25/10/06

 

Realmente, nossas opiniões são (devem ser) formadas de acordo com experiências vividas.


gomesh @ 17:26

Qui, 26/10/06

 

Como pelos vistos e do conhecimento geral moro em Inglaterra... aqui ainda hoje Portugueses, e consequentemente tb Brasileiros são na grande maioria funcionários de limpeza em diversas instituições , e essa a reputação e na verdade a realidade para provavelmente 90 da comunidade imigrante.
Ao ponto de onde eu trabalho, um pouco antes de mudarmos de edifício (trabalho no dept informático de um Banco de Investimento no centro de Londres) telefonei a nossa equipa logística para pedir para remover alguma tralha que acumulamos ao longo dos anos e já não usávamos ... quem trouxe o carrinho do lixo foi um funcionário de limpeza, Português que ficou muito satisfeito com o facto de eu ser o primeiro português que ele conhece que não e funcionário de limpeza...
Por forca da historia estes preconceitos existem, mas nem toda a gente que os comenta fá-lo de forma pejorativa ... e uma questão cultural e é um facto, temos de viver com estes factos, se queremos ser diferentes temos de provar que os somos...


TNT @ 22:18

Qui, 26/10/06

 

É isso mesmo Gomesh!


JOY @ 16:59

Dom, 29/10/06

 

Pois os mesmos preconceitos que os portugueses passam lá fora, os imigrantes em Portugal também passam pelos mesmos....

Anónimo @ 20:44

Dom, 26/11/06

 

tristes...

Feminista_no_Masculino @ 23:49

Qui, 07/12/06

 

As generalizações são obrigatórias para um discussão sobre qualquer coisa! Uma pessoa nao e estupida se faz algo estupido, e estupida se no geral faz coisas estupidas.... Os homens nao sao porcos chauvinistas PORQUE a mair parte nao e um porco chauvinista. Se fere a sensibilidade das excepcoes, e na minha opiniao, obviamente, problema da excepcao, que nao sabe reconhecer que se trata de uma generalizacao... Eu sou homem... se na rua uma mulher vem ter comigo e me grita : OS HOMENS DE OLHOS VERDES TEEM PIRILAUS PEKENOS!!!... eu nao me vou sentir afectado... mesmo tendo olhos verdes e mesmo SE (LoL) tivesse pirilau pekeno... pois ela esta a generalizar. Essa mania de pedir desculpa a todos os que se ofendem com as nossas opinioes, ainda por cima numa situacao em que nao existe razao de ofensa, e uma falsa simpatia comum nas mulheres que me faz especie !!!
Nao e verdade que sintas, verdadeiro remorso por teres dito o que disseste, era a tua opiniao e continua a ser... mas retrais-te porque "fica bem", e é "politicamente correcto"... como se isso fosse o essencial... quando para mim o esencial e seres honesta... estas a ser muito mais ofensiva a pedir desculpa ou a resguardares-te, sendo desonesta conscientemente...

pink butterfly. @ 02:14

Qui, 10/12/09

 

Assino por baixo, Feminista_no _Masculino.

sooty @ 17:42

Sex, 04/11/11

 

kuantas brasileiras ou brasileiros nao se referem a mulher portuguesa como: hei cara. akela ali tem bigode. so ai se ve a cultura e a mural desta gente. nos ca nao tinhamos musica a incentivar ao sexo ou a depravacao. agora é o "ai se eu te pego" e afins. nao critico. apenas n ouço esse tipo de musica. mas a realidade é k as casas de alterna tao cheias de brasileiras!!! a realidade e k elas chegam ca, arranjam um parvo kualker c dinheiro, casam pk é" memo amô" k sentem, fazem 2 filhos e ao fim de 5 anos... bye bye otario tuga!!! tao burros k estes gajos sao meu deus... e elas caem neles pk pensam k os tugas n sabem "praticar o amor" enganam se! sabem melhor k os zucas. voces e k parece k pelos corpos encardidos e pela maneira de falar deles( confesso k as vezes nem os percebo, parecem k andam sempre com kualker coisa dentro da boca), é accionado um mecanisno k fazem voces mulheres, ficarem todas derretidas.a titulo d exemplo, acabei de ver uma portuguesa a atender o telefone. e kual nao foi o meu espanto kuando a musica do toke era: AI AI AI AI SE EU TE PEGO!!! mas pk e k as portuguesas nao sabem se inteligentes???? ( pelo menos de vez em kuando...) irra k tanta burrice junta ja chateia

Pesquisar
 
comentários recentes
meu caso é meio parecido,mas so houve beijo,mas ai...
Quando as variáveis filhos e questões financeiras ...
Boa Tarde,Depois de muito pesquisar na net sobre a...
Viva, gostei do tema e tem razão, as Portuguesas s...
Sim, eu sei. Mas o que dói nao é tanto o que se pa...
Ele não contou porque achou que, se a Anónima não ...
Posts mais comentados
Arquivos
2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D